“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus.” (Mateus 5, 3) Ultimamente, tenho pensado sobre a virtude da humildade e o que significa ser “pobre em espírito”. É desanimador perceber que a maioria medirá seu valor de acordo com os padrões estabelecidos pela sociedade. Eu pareço bem sucedido no mundo? –…

Quando surgiu este costume? Por que fazemos o sinal da cruz sobre a testa, lábios e coração? Quais os melhores momentos para fazer este gesto? A cruz é o símbolo maior de cada cristão. No entanto, há dúvida sobre o significado desse sinal aos católicos. E a razão do sinal da cruz ser traçado sobre…

Vale a pena até memorizá-los para evocá-los com frequência. A cada dia, baste a sua pena Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado. Mateus 6, 34 Os dias ruins vêm e vão Não vos inquieteis com nada!…

O autor desta belíssima prece de súplica teve enorme influência sobre o pensamento de ninguém menos que o gigante Santo Agostinho. Esta belíssima oração de súplica a Jesus foi composta por Santo Ambrósio de Milão (340-397), arcebispo e Doutor da Igreja que exerceu enorme influência sobre o pensamento de ninguém menos que o gigante Santo…

Ser vocacionado faz parte da essência do ser humano. Todo homem e toda mulher foram, por Deus, chamados a realizar algo que somente aquela pessoa pode fazer. No entanto, a vocação não se restringe a fazer algo, mas a exercer com eficácia uma missão. Esta pode dar-se em uma vida profissional, religiosa, no matrimônio, em…