Site logo

Como um diretor espiritual pode ajudar na escolha vocacional?

Você precisa de orientação para entender melhor os planos de Deus para você? Gostaria de conversar com alguém sobre sua vocação? Neste vídeo, vamos te apresentar a figura do diretor espiritual, que aqui vamos identificar como acompanhante espiritual.

Confira a reflexão completa no vídeo ou continue lendo abaixo!

desejo de eternidade inquieta o coração humano e o faz estar em uma constante busca pelo sentido da vida, por um diálogo com o Criador e com as pessoas, cujo objetivo principal é a buscar a felicidade e a realização pessoal. Em uma sociedade marcada pela virtualidade, pelo indiferentismo tanto religioso quanto social, o ser humano sente no coração o desejo da realização pessoal plena, ou seja, a busca pela sua vocação. Diante de tantas vozes deseja escutar uma voz que lhe orienta a dar os passos necessários para se realizar como pessoa e conseguir ser feliz, mas, uma felicidade que vá além das aparências, da virtualidade. Ou seja, uma felicidade plena.

E o que me traz a verdadeira felicidade e me realiza plenamente como pessoa, como ser humano?

Esta é uma dúvida comum para muitas pessoas. E vou te dizer uma coisa: não se consegue crescer espiritualmente aquele que não cresce humanamente. Quando você percebe que não consegue caminhar sozinho, uma boa ideia é procurar um acompanhante espiritual para tentar encontrar o sentido da sua vida, da sua existência.

Qual o papel do diretor espiritual e como ele pode te ajudar na escolha da sua vocação? Já te respondo!

acompanhante espiritual também é conhecido com o nome de diretor espiritual. Prefiro acompanhante, pois o processo é feito em conjunto, é um caminho a ser descoberto e trilhado durante o percurso.

Isso só será possível se o acompanhado de fato abrir o coração para aceitar a iniciativa de Deus que coloca em sua alma o desejo do encontro do sentido de sua vida, o desejo de eternidade. Muitas vezes, durante o processo de discernimento, o acompanhado precisará deixar Deus mudar os seus planos, seus projetos, suas certezas, ou melhor dizendo, o acompanhado irá confrontar suas seguranças e certezas em vista de um crescimento humano e espiritual.

O desejo de eternidade irá fazer o coração se aquecer e, a exemplo dos discípulos de Emaús, mudar a direção de sua vida. Abrir os ouvidos do coração e da alma para escutar a voz de Deus nas pequenas coisas do dia a dia, no contato com as pessoas, na leitura da realidade que o circunda, ou seja, dialogar com Deus.

papel do acompanhante espiritual é fazer o acompanhado, a exemplo de Abraão, reconhecer a visita divina em sua vida e dizer, a exemplo de Samuel: “fala Senhor que teu servo escuta”. Às vezes, o acompanhado, com a ajuda do acompanhante, até irá travar uma batalha, uma luta com Deus a exemplo de Jacó e, no final desta luta conseguirá a bênção e a companhia divina em seu caminhar que o provoca a mudar suas certezas e convicções.

Caminhar com Deus é encontrar o sentido da vida, da vocação e, assim realizar-se como pessoa humana, ou seja, torna-se cada vez mais humano. Ser humano é a maior graça, a maior bênção que cada pessoa recebe no dia do seu batismo. É a arte de conviver, de acolher e de se deixar acolher.

função do acompanhante espiritual é levar o acompanhado a reconhecer, no corriqueiro de sua vida, sua vocação cristã de ser promotor da vida, da esperança, da misericórdia, da compaixão. Quando o chamado é para uma vocação específica voltada a um estado de vida, seja ele ao matrimônio ou ao sacerdócio ou a vida religiosa consagrada, o acompanhante irá ajudar o acompanhado a discernir, com total liberdade e generosidade, qual é o melhor caminho a se seguir.

O acompanhante nunca diz é este ou aquele caminho, mas, sim, ajuda o acompanhado a discernir qual é a vontade de Deus, o chamado de Deus para a sua vida para que este responda sua inquietação, seu desejo de busca da eternidade, sua realização como pessoa humana. Quando isso acontece, o coração do acompanhante espiritual se alegra porque conseguiu realizar sua missão de acompanhar uma pessoa na sua busca pelo infinito, pelo sentido da vida, pela sua realização completa, por encontrar e viver a vocação/o chamado de Deus à santidade, ou seja, viver constantemente junto de Deus.

FONTE: A12.

Comentários

  • Ainda não há comentários.
  • Adicionar um comentário