O Reino de Deus está próximo

“Fazei penitência”. Penitência não é só mortificação, como deixar de comer alguma coisa, ou dormir no chão. Penitência em grego é “metanóia”: uma reviravolta na vida da pessoa. É mudar a mentalidade, o sentimento; é mudar de vida.

Penitência é um virar-se pelo avesso. Melhor falando, é um deixar-se virar pelo avesso. Foi isso que João Batista veio anunciar: “Fazei penitência, (virai-vos pelo avesso) porque está próximo o Reino dos céus” (Mt 3,2). Se João Batista dizia isto naquele tempo, preparando a primeira vinda de Jesus, imagine agora! Estamos na iminência da Sua segunda vinda.

O Reino de Deus está próximo, às portas. O próprio Jesus explicou na parábola que o Reino dos céus é assim: a força da terra faz com que a semente desabroche, cresça, se desenvolva, dê folhas, flores e frutos. Aí o agricultor vem e colhe.

Foi isso que Jesus fez. Ele veio uma primeira vez: o “Reino do Céu” chegou até nós. Ele semeou entre nós a semente do Reino de Deus. Não calculávamos que fosse preciso tanto tempo, mas, as boas plantas levam anos para dar fruto. Jesus semeou o Reino e o regou com o Seu sangue. Ele tem cultivado durante todos esses séculos a boa semente do Reino!

Essa semente foi cultivada e regada também com o sangue de muitos mártires, com a vida de tantos santos, com o suor, com as lágrimas, com o sangue de muitas pessoas que se dedicaram, que investiram sua vida no anúncio do Reino de Deus.

Agora, graças a Deus, já está chegando o “agricultor”. O Senhor está vindo para colher. Chegou a hora! Queiram ou não queiram, é preciso clamar: O Reino de Deus está próximo. Nossa missão é clamar: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas”. Chegamos ao tempo dos frutos!

Por Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, presidente da Fundação João Paulo II, mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, em Cachoeira Paulista (SP) e reitor do Santuário do Pai das Misericórdias. É um dos religiosos que mais se destacou utilizando os meios de comunicação na ação evangelizadora da Igreja Católica, na América Latina. Autor de 57 livros, CDs e DVDs, além de várias palestras em áudio e vídeo.

Comentários

mood_bad
  • Ainda não há comentários.
  • chat
    Adicionar um comentário