Durante os dias 11 a 14 de dezembro de 2018 em São Leopoldo (RS) está em andamento o 1º Capítulo Provincial Eletivo da Província América do Sul e África da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas.

O lema deste Capítulo é “Passai, passai pelas portas, preparai um caminho para o meu povo; construí, construí a estrada, removei as pedras. Erguei um sinal para os povos” (Is 62,10).

Participam do Capítulo 83 irmãs, a assessora Ir. Maria Helena Mora, da Congregação do Sagrado Coração de Maria e Ir. Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral e presidente do Capítulo. As irmãs capitulares são provenientes de: Brasil, Paraguai, Argentina, Colômbia, Equador, África do Sul, Angola, Moçambique e Itália.

A celebração eucarística de abertura do 1º Capítulo Provincial Eletivo foi presidida por Dom Adilson Pedro Busin, CS Bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre.

Corpo em comunhão

Na alocução de abertura do Capítulo, Ir. Neusa de Fátima Mariano, Superiora Geral, saudou todas as irmãs e convidou a constituir um corpo em comunhão, impregnadas pelo Espírito Santo. “É preciso vencer sentimentos de medo e resistência, para que a colaboração e a corresponsabilidade criem em nós um corpo coeso de vida, partilha e missão conosco e com os migrantes e refugiados”, afirmou.

No decorrer do dia, foi apresentado o processo de reorganização a partir do XIII Capítulo Geral, e as comissões da formação, missão apostólica e jurídico administrativo expuseram as propostas, perspectivas e desafios para o novo governo provincial. As Irmãs representantes do Continente africano leram uma carta: “A voz da África para as Irmãs Capitulares”.

Para encerrar o dia, foi apresentado o formato para a composição do novo governo e funções das conselheiras de região e de áreas de serviços.

A unidade e prece de vocês é sumamente importante para o bom êxito do Capítulo Provincial Eletivo.

Via Vatican News